quarta-feira, 6 de maio de 2009

Como vi a unidade curricular "Cibercultura"

As expectativas iniciais, pelo menos no meu aspecto pessoal, foram deveras arrepiantes, pois como não domino bem e tenho por conseguinte pouca prática na internet, pensei e tive receio de não me ser possível concluir esta unidade curricular de Cibercultura.
Contudo sempre tive a percepção que esta disciplina era de grande importância para o Curso de Comunicação Empresarial, pois a sua aplicabilidade em termos de futuro são de relevante importância no aspecto profissional, pois temos que enfrentar as novas tecnologias da comunicação.
À medida que o tempo ia decorrendo cada vez era menor a minha fragilidade e comecei a estar um pouco mais seguro sobre a matéria e exercícios práticos desenvolvidos durante o semestre.
A minha integração e motivação cada vez continuaram a ser maiores e algo começou a ficar ao meu alcance e a ser exequível.
Notei que os desafios pessoais e profissionais e os resultados obtidos mostraram que é necessário quebrar certas barreiras.
As temáticas utilizadas e o blog que utilizo, bem como a utilização dos conteúdos como o Twitter, Facebook, Delicious, etc, são ferramentas que iram permitir, pese embora não necessitar para a minha vida profissional, em virtude de já não voltar a trabalhar, será sim um apoio cultural, que irá enriquecer e privilegiar o meu curriculum informático.
Vou falar em dois especialmente, que são o Facebook que é uma rede de contactos pessoais, mas também é utilizado por políticos, estrelas de música e outros, com vista à sua autopromoção. As empresas promovem acções de marketing. Tendências e moda também passam por ele. Foi criado em 2004, tem cerca de 124 milhões de utilizadores com mais de 250 mil novos registos diários. O Twitter é mais recente, 2006, para os internautas que passam muitas horas ligadas à internet. Para quem quer estar ligado ao que os outros fazem. É um sistema de microblogging. Têm dois milhões de utilizadores e tem +- 3500 registos por dia. Manutenção e expansão de contactos e criação de comunidades virtuais.
No final do ano lectivo vou também sair mais realizado e fazendo uma reflexão parece-me que valeu a pena ter acreditado nas palavras de incentivo e sobretudo de muita compreensão e porque não paciência da minha Ex. Ma Professora, que foi responsável por esta situação.
Sinto-me penhorado e confundido com tudo o que me foi dado a conhecer no período de aprendizagem, e que me privilegiou, e porque não dizer, dei prioridade à disciplina em detrimento de outras para assim poder agradecer alguma recuperação , e equilíbrio, até na minha vida pessoal.

1 comentário:

  1. As expectactivas "arrepiantes" já lá vão! Paciência e persistência mostraram que era capaz. E vai melhorar ainda mais. Parabéns pelo empenho e esforço Raul!

    Inês Amaral

    ResponderEliminar